Animais de estimação para para acabar com a solidão

Muitas pessoas que se sentem sozinhas, solitárias ou que passam por um quadro de depressão geralmente procuram na companhia de bichinhos de estimação a sua forma de manter-se “vivo”. E nem é preciso ter explicação óbvia para esse comportamento.
Desde as épocas mais antigas é de conhecimento da humanidade que algumas pessoas buscavam em seus animais a companhia que lhes faltavam. Os animais oferecem carinho, amor, são companheiros em todos os momentos e por muitas vezes são os únicos companheiros de muitas pessoas.

É comum as pessoas acreditarem que mulheres sozinhas gostam da companhia de gatos, por exemplo. Essa dedução tem por vezes uma ponta de verdade. Geralmente quem se sente só alimenta em si a necessidade de ter um bichinho de estimação, a quem ela poderá alimentar, cuidar, passear e ser também sua companhia. Atualmente no Brasil os animais mais procurados para estes fins são os gatos e cachorros, apesar de que algumas pessoas também procuram por passarinhos, coelhos, chinchilas e outros. Os gatos e cachorros são mais atraentes neste sentido porque estes animais possuem maior afinidade com o homem no sentido de que eles participam mais das atividades com seus donos.

animal-amigo-estimacao

Há também aquelas pessoas que não possuem uma relação de convívio muito boa com outros indivíduos e a companhia de um animal de estimação ajuda muitas vezes a minimizar esse comportamento “anti-social”. O cuidado com seus bichinhos também funciona como terapia para pessoas mais nervosas. Pessoas com mal-humor, geralmente sentem uma melhora nesse aspecto quando passam a ter um animal dentro de casa.

É interessante saber e entender essa necessidade que o ser humano tem de lidar e de saber conviver em harmonia com seus animais. Assim como crianças, os animais de estimação precisam de cuidados especiais, de atenção, e de muito carinho. São criaturas inocentes e por essa razão são protegidos por seus donos que mesmo com dias difíceis fora de casa são recebidos sempre com muito amor por seus companheiros.

Mas é importante lembrar que os animais têm suas vontades, suas necessidades e é preciso conhecer o animalzinho que se tem em casa, para que se possa cuidar dele da melhor forma, retribuindo da melhor forma, todo o carinho e companheirismo que ele oferece tão generosamente.

Advertisement

Go to Smartblog Theme Options -> Ad Management to enter your ad code (300x250)

No comments yet.

Leave a Comment