Apneia do sono – Causas e tratamento

Um dos problemas que podem dificultar um sono tranquilo é a apneia do sono que é uma síndrome, de difícil diagnóstico, que tem como características a obstrução parcial ou até total das vias aéreas superiores durante o sono. Isso provoca a apneia que é a interrupção do fluxo de ar do nariz ou da boca por um tempo de até dez segundos, sendo que a redução de até 50% deste fluxo chama-se hipopneia.

Muitas pessoas têm o problema, mas não sabem, pois mesmo com muitas interrupções, o normal é até cinco paradas e às vezes, o paciente tem até mais de vinte paradas do fluxo de ar e não consegue sentir, somente verifica na manhã seguinte que o cansaço continua, mesmo tendo dormido por horas.

apneia-sono-tratamento-causas

Este distúrbio é mais comum após os sessenta e cinco anos de idade, mas crianças também podem ter este problema e até jovens e adultos. Os principais sintomas são o ronco alto, interrupção de respiração durante a noite e cansaço diurno, algumas outras características de quem tem a apneia do sono é sensação de sufocamento, boca seca e vontade frequente de urinar.

O diagnóstico da apneia do sono ser feito por meio de um exame, a polissonografia que é feita em clínicas do sono e podem diagnosticar um problema que pode causar até mesmo a morte. Estes pacientes estão mais propensos a ter muitas complicações como infarto do miocárdio, impotência sexual, cefaleia matutina, obesidade, entre muitos outros problemas de saúde.

O tratamento é realizado por meio do uso de uma máscara que é conectada a um compressor de ar que força a passagem de ar pelas vias aéreas superiores. Mas o paciente pode contribuir e muito se tomar medidas simples, como:
perder peso, reduzir a ingestão de álcool e não dormir de barriga para cima. São pequenas atitudes mas que farão uma grande diferença.

Advertisement

Go to Smartblog Theme Options -> Ad Management to enter your ad code (300x250)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Bruxismo – Causas e tratamento - 06/12/2011

    [...] Apneia do sono [...]

Leave a Comment