Bebês – Aprendendo a falar corretamente

Muitos pais esperam ansiosamente o momento em que o bebê dirá as primeiras palavras. Essa espera pode muitas vezes demorar um pouco mais que o esperado se os pais não colaborarem com a criança.  Muitos pais não sabem que certas atitudes que eles tomam podem prejudicar o desenvolvimento da linguagem e fazer com que o filho fique habituado a repetir palavras erradas, utilizar linguagem de gestos ao invés da linguagem oral, ou ainda, entrar naquela fase da gagueira e demorar a sair simplesmente por posições erradas dos próprios pais. Evite estes erros para com seu filho.

bebe-falar

Uma das coisas mais comuns dentro de casa quando se tem uma criança pequena é sempre corrigir a palavra errada que ela fala, só que ao corrigir os pais geralmente repetem a palavra errada primeiro e depois dizem como é a palavra certa, isso é errado. Não diga novamente a palavra errada, simplesmente informe qual é a certa elaborando uma frase para isso. Para um adulto isto pode até parecer simples, mas para a criança que está aprendendo a falar é fundamental.

E não substitua as palavras por outras que não existem, dessa forma a criança precisará aprender primeiro o “errado” para só depois aprender o certo. Não troque palavras como “mamadeira” por “ Tetê” ou chupeta por “teteta” esse tipo de substituição é prejudicial ao aprendizado natural do bebê.

Evite também antecipar o aprendizado dele, pressionando a criança a falar palavras que ela não consegue. Esse tipo de comportamento fará apenas com que a criança se sinta pressionada e talvez fique até desmotivada para começar suas tentativas de se comunicar. Deixe a criança com o seu próprio tempo. Qualquer dúvida fale com seu pediatra. Essas dicas deverão ajudar você a entender um pouco mais do que pode ou não ser feito para ajudar o desenvolvimento do seu filho

Advertisement

Go to Smartblog Theme Options -> Ad Management to enter your ad code (300x250)

No comments yet.

Leave a Comment