Câncer de laringe: Como identificar e sintomas

Recentemente, foi noticiado em todos os meios de comunicação do Brasil e do mundo que o ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva foi acometido por um tipo de câncer que atinge muitas pessoas no país. Trata-se do câncer de laringe. Este tipo de doença não é muito falado no país, pelo menos por este nome, pois muitos o conhecem apenas como câncer de garganta.

O câncer de laringe é um dos mais comuns. Ele atinge a região da garganta e do pescoço sendo que em 25% dos casos, o tipo de tumor é considerado maligno. Salientamos que dois terços destes tumores atingem as cordas vocais e podem se proliferar em outras regiões da garganta e da cabeça.

Em muitos casos, o câncer de laringe está relacionado ao consumo de cigarros e bebidas alcoólicas, o que proporciona um maior desenvolvimento de câncer nas vias aerodigestivas superiores. De fato, o tabagismo ou vício de fumar é a maior causa deste tipo de tumor, pois as substâncias encontradas, principalmente nos cigarros legalizados, provocam o desenvolvimento da doença.

laringe

O desenvolvimento do tumor pode aumentar quando existe um consumo maior de cigarros e bebidas alcoólicas. Assim que o tumor for detectado, a primeira medida urgente para obter a cura da doença é parar, imediatamente, este tipo de vício, bem como buscar ajuda médica. Para deixar você bem informado, conheça alguns dos principais sintomas do câncer de laringe:

- Rouquidão que não é curada em 1 ou 2 semanas;

- Dor de garganta que não é curada em 1 ou 2 semanas mesmo com a aplicação de medicamentos adequados;

- Dificuldade de deglutição;

- Dores de ouvido frequentes;

- Inchaço no pescoço;

- Perda de peso não intencional;

- Tosse inexplicável;

- Tosse com sangue;

- Sons respiratórios anormais (agudos).

cancer-laringe

Após constatados esses sintomas, o seu médico saberá quais os procedimentos deverão ser tomados. Um dos principais exames a ser feito por determinação dele é o de laringoscopia. O mesmo é feito através de um tubo com uma pequena câmera iluminada que será introduzida até o local para verificar se os sintomas serão comprovados como câncer ou não.

Se você está com alguns dos sintomas aqui apresentados, há alguns dias, procure imediatamente o seu médico para maiores cuidados. Cuide de sua saúde.

Advertisement

Go to Smartblog Theme Options -> Ad Management to enter your ad code (300x250)

No comments yet.

Leave a Comment