Caspas: O que é e como tratar

A dermatite seborréica (caspas) é uma doença que ataca milhares de pessoas em todo o mundo e se manifesta principalmente no couro cabeludo, mas também pode estar presente nas sobrancelhas, barba, perto do nariz, atrás e dentro de orelhas, no peito, nas costas, axilas, virilhas, embaixo dos seios e em todas as dobras de pele.

Ela é conhecida como caspa, eczema, seborréia e nos bebês como crosta láctea e é uma afecção crônica que acontece por causa das glândulas sebáceas que começam a produzir maior quantidade de óleo do que o normal ou também pela presença de um fungo que ataca a pele.

tratamento-caspas

Os principais sintomas da doença são manchas avermelhadas, descamação da pele e prurido ou coceira, sendo que ela pode ser mais intensa ou menos intensa de acordo com o grau de avanço da doença.
A caspa, no couro cabeludo, como a dermatite seborréica é chamada, também provoca a descamação da pele com fragmentos que caem pelos cabelos.

A doença não é contagiosa sendo que também não existe cura definitiva para as pessoas afetadas, mas alguns medicamentos podem controlar os sintomas, eles são específicos para a pele e também para o couro cabeludo.

Os pacientes com a doença também podem tomar algumas medidas que podem ajudar para amenizar o problema, como por exemplo, não ingerir alimentos muito gordurosos e nem bebidas alcoólicas; não tomar banho quente; enxugar bem todo o corpo, principalmente as regiões de dobras de pele; usar roupas preferencialmente de tecidos naturais, evitando os sintéticos; controlar estresse, pois o estresse também é considerado uma das causas para a doença.

Deve-se evitar o uso de remédios e produtos indicados por amigos. A visita ao médico é fundamental para iniciar o tratamento das caspas.

Advertisement

Go to Smartblog Theme Options -> Ad Management to enter your ad code (300x250)

No comments yet.

Leave a Comment