Cigarro – Doenças causadas e perigos

Um sujeito comprou uma carteira de cigarros num bar e leu, na embalagem, o aviso: “O uso deste produto provoca impotência sexual”. Assustado, ele gritou pro balconista: “Tá louco, meu? Vê lá se eu vou fumar esse troço! Me dá aquele outro que provoca câncer!"

A piada pode ser engraçada, mas o vício do tabagismo não tem graça nenhuma. Um só cigarro contém mais de 4.500 substâncias tóxicas como o alcatrão, o polônio 210 e o urânio – ambos radioativos – e mais 43 comprovadamente cancerígenas. Aliás, isso não é segredo, porque está escrito em todas as embalagens de cigarros por força de lei. Uma excelente pergunta é: “Mas, por que as pessoas fumam, se estão cansadas de saber que o cigarro é um veneno mortal?” A resposta macabra é que isso acontece porque o cigarro mata lentamente, quase imperceptivelmente. É claro que se, na primeira tragada, o fumante caísse durinho no chão, ninguém fumaria. Mas não é assim. O viciado sabe que o cigarro é mortal, mas acha que, primeiro, não é bem assim e, segundo, que ele pode largar o vício quando quiser. Acha que não é bem assim porque conhece um cara que fuma há 20 anos e tem uma saúde de ferro. É mentira, se o tal sujeito fizer exames, vai ver que está completamente envenenado, embora não aparente. Que ele pode largar o cigarro quando quiser é outra mentira. Todo mundo sabe que parar de fumar é um dos desafios mais difíceis que alguém pode enfrentar, até porque os fabricantes, criminosamente, colocam substâncias nos cigarros que dificultam a abstinência. No Brasil, o tabagismo é responsável por mais de 120.000 mortes ao ano.

cigarros-doencas-perigos

E quer saber quais as doenças que o cigarro, inevitavelmente provoca? Lá vai: hipertensão arterial, infarto do miocárdio, arteriosclerose, bronquite crônica, angina pectoris, tromboangeíte obliterada, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, na boca, na laringe, no esôfago, no estômago, no pâncreas, na bexiga, rim, faringe, colo de útero, mama, reto, intestino e próstata. Diabetes, otite, amigdalite, osteoporose, acidente vascular cerebral, aneurisma da aorta, estomatite, aborto, linfoma, catarata, periodontite, tuberculose, deslocamento precoce da placenta e sinusite, entre MUITAS outras.

Para terminar, mais uma excelente pergunta: “Por que o governo permite que um tóxico como esse, muito pior do que outros que são proibidos, seja fabricado e vendido livremente?” Resposta: DINHEIRO. As indústrias de tabaco pagam muitos milhões de reais em impostos ao governo. Aí você pode fazer outra excelente pergunta: “Então, quer dizer que o governo se vende aos fabricantes de cigarros?” Bom, é o que parece, você não acha?…

Advertisement

Go to Smartblog Theme Options -> Ad Management to enter your ad code (300x250)

3 Responses to “Cigarro – Doenças causadas e perigos”

  1. walmir alves de brito
    31/10/2011 at 8:52 pm #

    Aprendi a fumar com 12 anos de idade, hoje tenho 43 , e preciso muito da ajuda de vcs
    para conseguir largar deste maudito vicio, ja tentei varias veses e voltei a fumar, eu
    fumo 25 cigarros por dia.
    sem mais
    obrigado por ajudar!!!

  2. maria Aparecida
    14/11/2011 at 9:00 pm #

    Eu nao fumo sempre tive pavor a cigarro ja coloquei na boca achei fedido,Nao gostei nao tenho vicio e jamais deixaria a minha materia me dominar.Tenho personalidade forte e um anjo da guarda superior a mimE agradeco a Deus por tudo isso.Mas orarei por esses fumantes todos que eu conheco e que os amo muito

Trackbacks/Pingbacks

  1. Câncer de laringe: Como identificar e sintomas - 06/02/2012

    [...] Doenças e perigos do cigarro [...]

Leave a Comment