Câncer de Próstata – é preciso prevenir

O câncer de próstata, como o próprio nome já diz, acomete a próstata, glândula presente abaixo da bexiga e que envolve a uretra. Obviamente é um tipo de câncer que afeta apenas os homens e por essa razão os médicos encontram certa dificuldade de encontrar métodos informativos e de orientação adequada.

O que acontece na verdade é que a maioria dos homens se recusam a fazer o exame de “toque”, responsável por diagnosticar alguma alteração que possa haver no organismo.

Devido a este comportamento o câncer de próstata ainda atinge muitos homens no Brasil o que dificulta o tratamento e aumenta as chances de morte do paciente. Para dificultar ainda mais, o câncer de próstata muitas vezes não apresenta sintomatologia, isso significa que quando o paciente começa a sentir algo é porque o tamanho do tumor já é bem considerável.

cancer-prostata

Quanto aos sintomas que podem aparecer podemos citar: sangramento pela uretra, dor lombar, problemas de ereção e dor na bacia ou joelhos. A consulta ao médico deve ser realizada a partir do 50 anos ou ainda na faixa dos 40. É feito o exame de toque e também a dosagem de uma proteína do sangue, PSA, para saber se existe a possibilidade de câncer sem sintomas.

É preciso, no entanto deixar bem claro que nem o exame de toque nem o PSA não dizem se o indivíduo tem ou não câncer de próstata, eles apenas apontam para a necessidade do paciente fazer outros exames que comprovem. Vale também ressaltar que ter bons hábitos alimentares, não fumar e não consumir bebida alcoólica em exagero favorece o organismo e a saúde. É sempre importante também ter atividades físicas como parte da rotina. Precaução melhor que essa não há. Lembre-se disso e procure seu médico ao primeiro sinal de distúrbio. É preciso criar essa consciência, fazer com que os homens entendam que o exame de toque não fará com que ele tenha sua masculinidade abordada. O exame é como qualquer outro e deve ser feito em prol da saúde.

Advertisement

Go to Smartblog Theme Options -> Ad Management to enter your ad code (300x250)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Câncer de laringe: Como identificar e sintomas - 06/02/2012

    [...] Câncer de próstata [...]

Leave a Comment