Como descobrir qual é a operadora de um número de celular

Atualmente o Brasil conta com várias empresas de telefonia, tanto fixa quanto móvel. As operadoras de celular mais importantes são Tim, Claro, Oi e Vivo. De estado para estado pode ficar um pouco difícil distinguir a que operadora pertence o número discado, isso acontece porque a numeração é diferenciada para cada estado brasileiro para evitar números iguais de usuários diferentes. Então, em Recife, por exemplo, os número de celular começados com 8 são “geralmente” da operadora Oi e os que começam com o número 9 podem ser tanto da Tim como da Claro, o que vai diferenciar é o segundo número da sequência. Por exemplo, o número começado por 9844 provavelmente é da operadora TIM enquanto que o 9214 é da Operadora Claro. Só que esta regra não vale para outros estados e com o aumento de números de celulares fica cada vez mais difícil saber a qual operadora um número pertence.

operadora-celular

Uma boa opção para ter esta resposta, saber a operadora de um determinado número de celular é através do site:
http://consultanumero.abr.net.br:8080/consultanumero/consulta/consultaSituacaoAtual.action

Digite o número do telefone com o DDD da cidade, que você deseja consultar, depois é só informar o código de segurança que aparece na página e pronto. Como resultado da pesquisa irá aparecer a data que a consulta foi realizada, a operadora a qual o número do celular pertence e a razão social da mesma.

Este site onde você vai fazer a consulta é da ABR Telecom, que é a entidade administradora da portabilidade numérica no Brasil, através dela você pode fazer a consulta da operadora de acessos fixos e móveis.

Um dos motivos para muitas pessoas realizarem esta consulta, é devido às promoções, por exemplo, quando alguém vai ligar para um celular sabe que, se o celular for da mesma operadora a ligação terá um valor bem mais reduzido. E como hoje em dia muitas pessoas possuem dois ou mais chips, na hora de ligarem precisam saber a operadora do número de destino para escolherem o chip da mesma operadora e pagar bem menos pela ligação.

Advertisement

Go to Smartblog Theme Options -> Ad Management to enter your ad code (300x250)

5 Responses to “Como descobrir qual é a operadora de um número de celular”

  1. Zno
    18/10/2011 at 6:21 pm #

    Software recomendadissímo para windows que nem precisa de instalação e descobre as operadoras dos números: “QualOperadora”. Baixe aqui: http://zno.com.br/releases/QualOperadora.exe ou http://zno.com.br/releases/QualOperadora.rar.

  2. Zno
    12/11/2011 at 10:31 am #

    Agora você pode utilizar o aplicativo para Windows QualOperadora para descubrir a operadora dos seus contatos. Baixe ele direto do Superdownloads pelo link: http://www.superdownloads.com.br/download/199/qualoperadora/

  3. sergio
    22/05/2012 at 4:16 pm #

    Tenho um numero de celular que começa com 5 em sp-capital mas ao consultar me dá essa informção “naõ existe dados retornado para a consulta” recebi um sms com esse número.

  4. Jorge Silva
    09/10/2012 at 10:58 am #

    Legal a dica, o chato é que este serviço as vezes está fora do AR.

    Outro dia achei este daqui http://www.qualoperadora.net

    Fácil usar e funciona até em direto no celular.

    Abraços
    Jorge Silva

Trackbacks/Pingbacks

  1. Seu celular molhou? Veja algumas dicas para recuperá-lo - 05/12/2011

    [...] Descobrir o número de um celular [...]

Leave a Comment