Veja algumas dicas para evitar o furto do seu veículo.

Se existe algo que cresce por todo o Brasil (ao contrário do que os Governos divulgam, afirmando que tem diminuído) é o crime nas suas mais variadas formas. Entre as principais, o roubo e o furto são que mais deixam prejuízos para os brasileiros. Infelizmente, o roubo de carro está entre os tipos de crimes que mais afetam as grandes cidades do país, justamente por conta da enorme quantidade de veículos que circulam pelas ruas da cidade… Só em cidades como São Paulo, por exemplo, cerca de 800 carros são roubados por dia! Isso mostra que, além dos carros precisarem de mais equipamentos de segurança, a própria polícia e prefeituras precisam desenvolver ações que impeçam que este tipo de crime continue crescendo nas cidades.

Mas, enquanto o poder público não cria ações para combater estes crimes, o motorista precisa aprender algumas posturas para evitar que seu carro seja roubado. Veja:

Os carros que mais atraem os ladrões são os populares e não os importados, isso porque os carros importados são mais difíceis de serem roubados por conta da segurança mais sofisticada. Já os carros importados, chamam mais a atenção pela facilidade, pois estão em todos os locais e nem todos dispõem de equipamentos de segurança que, de fato, dificultem a ação dos bandidos. Em muitos casos, estes carros possuem apenas alarmes, o que nem sempre ajuda.

roubos-carros

- Baseado nos fatos, a primeira coisa que todo motorista deve fazer é adquirir algum equipamento de segurança para o carro: Alarmes, travas das portas, do volante etc… Isso ajuda a inibir as ações dos bandidos.

- Evite estacionar seu carro em locais desertos, o que o torna um “prato cheio” para os bandidos.

- Se for a estádios de futebol e festas, mas não tiver como estacioná-lo em local adequado, procure outros ambientes bem mais iluminados como praças ou próximo a postos de polícia.

- Antes de entrar no veículo, observe bem a sua volta se não há alguém escondido.

- Quando for estacionar o carro em alguma rua, observe as ruas mais movimentadas e, percebendo que não há o mínimo de segurança, procure outra rua ou ambiente.

Se você estiver no carro e algum ladrão tentar leva-lo, jamais, em hipótese alguma reaja! Seu carro tem valor, mas sua vida vale mais que qualquer coisa. Neste momento, é importante tentar manter a calma quando for descer do carro; Fale com o ladrão que você vai apenas abrir a porta e descer do carro para que ele não entenda que o movimento para abrir a porta seja uma atitude para reagir contra ele. Deixe-o levar o carro e, em seguida, procure um lugar seguro e entre em contato com a polícia para comunicar o ocorrido.

Da mesma forma, se o seu carro for furtado, a primeira atitude é ligar para a polícia e comunicar o fato, gerando assim, o Boletim de Ocorrência.

Aprendeu? Siga as orientações abordadas neste artigo a fim de não causar maiores problemas para você e sua família.

Advertisement

Go to Smartblog Theme Options -> Ad Management to enter your ad code (300x250)

No comments yet.

Leave a Comment