Doenças de pele que podem ser causadas pelo estresse

A cada dia, as pessoas tendem a ficar menos equilibradas, mais estressadas e com mais problemas de saúde, seja ele físico ou psicológico. O homem do século 21 é considerado um ser elétrico onde as múltiplas tarefas são sempre as mais urgentes e importantes. Neste sentido, as pessoas passam a ter menos tempo para o lazer, cuidados com o corpo e a beleza e, inclusive, deixam de ter uma alimentação saudável e com isso, a cada dia vai reduzindo sua capacidade de viver de forma saudável.

estresse-pele

Para as mulheres, que de certa forma dedicam mais atenção ao corpo e estética do que os homens, todo esse corre-corre e estresse do dia a dia torna-se bem mais prejudicial do que para os homens no que diz respeito à estética. Para quem ainda não sabe, um dos órgãos do corpo humano muito afetado pelo estresse é a pele. Ela sofre as alterações do organismo e estado psicológico de forma bastante visível. Essa mudança pode ser tão trágica que muitas vezes um tratamento profundo pode solucionar os problemas que surgem por conta do estresse.

Mas, como e por  que a pele sofre as consequências do estresse? Vale lembrar que não é apenas a pele que sofre, mas todo o organismo. No caso da pele, os problemas gerados a partir do estresse ocorrem porque o organismo sofre alterações com a descarga de estresse e libera uma substância nos nervos chamada neuropeptídeo, o que, geralmente, causa uma inflamação na pele. Saiba que o estresse do dia a dia age como um estimulante, proporcionando uma inflamação generalizada na pele, infecções e com isso, outros problemas podem surgir em decorrência do estresse.

Dentre um dos problemas mais comuns da pele causado pelo estresse está à seborreia e a caspa no couro cabeludo, manchar nos cotovelos, joelhos, etc. Nos casos mais simples, o tratamento pode ser feito através de pomadas, shampoos, etc. Mas, em muitos casos podem acontecer até mesmo a necessidade de intervenção cirúrgica para solucionar o problema.  Por isso, você tem a necessidade de cuidar para melhorar a sua pele através de hidratantes, protetor solar, etc. Algumas atitudes podem ajudar você a cuidar melhor da pele, até mesmo no inverno ou com temperaturas muito baixas, veja:

- Não tente resolver diversos problemas de uma única vez;

- Procure trabalhar em equipe para ter uma ajuda mais direta;

- Durma sempre nos horários certos e respeitar a recomendação de oito a nove horas por noite;

- Alimente-se de forma correta, respeitando sempre os horários;

- Tenha sempre um momento de descanso, seja para dormir ou para o lazer.

Aprendeu? Agora exercite essas dicas no seu dia a dia.

Advertisement

Go to Smartblog Theme Options -> Ad Management to enter your ad code (300x250)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Estresse – O que é, consequências e meios de lidar com ele... - 28/11/2012

    [...] Doenças causadas pelo estresse [...]

Leave a Comment