Pq o Facebook NÃO é melhor que o Orkut.

Não sei se algum de vocês achou estranho o súbito levante de pessoas para o Facebook, ou se perguntaram o que motivou isso. Se ninguém mais tiver interesse no tema acho que vou ficar falando sozinha nesse post mas ENFIM na minha vida tem espaço pra monólogos autistas =p.

Eu sou orkuteira assumida, do subtipo “compulsiva por comunidades”. Assim sendo, foi um choque incrível quando observei a migração em massa das pessoas para o Facebook. Eu tenho aquele troço há anos mas, francamente, nunca vi graça nele. Efetuei meu login esperando descobrir que fizeram uma mudança máxima e o site estava IN-CRI-VEL, o que justificaria o levante popular em fuga para lá.

E não havia nada.

Afinal, o que faz com que as pessoas tenham decidido preferir o Facebook?

Após longos e entediantes 20 minutos de Facebook, eu não enxerguei nada novo ali que pudesse me surpreender. Ainda assim, meus amigos postam a cada dez minutos “o Facebook é muito melhor que o Orkut, migre para lá!”, o que me fez parar para pensar – sim, realmente empenhei tempo nisso! – no que faria, afinal, o Facebook melhor que o Orkut.

E a resposta me lembra um ouroboros:

As pessoas estão migrando pro Facebook porque ele é melhor. E o Facebook é melhor porque as pessoas estão migrando para lá.

É isso, é exatamente isso: A única coisa que torna o Facebook atraente no momento é o fato de que vocês migraram para lá. Fora isso, não há nenhum recurso que o site ofereça que não exista no Orkut, e há muita coisa no Orkut que simplesmente não existe lá.

O que ainda deixava uma coisa vaga… afinal, ter o Facebook todo mundo tinha, mas nem todo mundo usava. O que deu na cabeça de alguém pra levantar um dia e pensar “bah, o Orkut não tem mais graça, me vou para o… Facebook!”

Não sei se estou enxergando sociologia onde não existe, mas a idéia que parece mais forte é a de que vemos uma versão virtual da boa e velha “fuga do popular”.

Usando um pouco das palavras do Sarna numa conversa de um dia desses: o Orkut popularizou demais, virou algo como um “Clube Aberto”, um Piscinão de Ramos onde qualquer um pode estar… Enquanto o Facebook tem o charme dos “Clubes Privados”, não no sentido de que não se pode entrar, mas por ainda não estar banalizado, além dum layout sério e um nome mais chique, claro.

E aí, parte do Orkut que já estava entediada no orkut, seja pela falta de novos temas inteligentes para debater, pela “maldição dos recados automáticos” ou simplesmente porque a “geração-orkut” cresceu, migrou para o Elegante Mundo do Facebook, interagindo com gente do mundo todo e iniciando um clima de que “quem importa mesmo está migrando para lá”.

Depois disso foi o efeito “ratos no navio”, todos em fuga com aquela sensação de que o lugar está a afundar.

O que eu sei é que o Orkut não tem o mesmo glamour do passado, mas o Facebook não tem nem nunca terá a mesma graça do Orkut. Faltam as comunidades, faltam os debates nos tópicos, falta a interação com desconhecidos. Faltam os posts sem noção que viram print, falta aquela alegria de cruzar com conhecidos perdidos em moitas virtuais. Falta. E sobra fofoca, que valha-me, ô lugar pra ter fofoca! Mas só fofoca boba:  Estou cansada de saber o que cada amigo meu comentou na foto de cada amigo dele…

Então olha o ciclo se formando: O Orkut cresceu, popularizou, banalizou e entediou. As pessoas foram para o Facebook. O Facebook está crescendo, popularizando, vai banalizar e depois… RÁ, exatamente.

Logo, eu não estou com pressa de ir para o Facebook… posso apostar que, em muito menos tempo do que ficaram no orkut, o pique da migração vai acabar, o Facebook vai banalizar, o ritmo vai normalizar…. e vou observar o que os usuários irão fazer, em qual próximo camping virtual vão acampar. E enquanto vocês passeiam por aí, eu vou ficar por aqui mesmo, nas mesma praça, no mesmo banco, as mesmas comunidades onde a gente discutia de dicionário de palavrão até filosofia enquanto imaginava como realmente seriam as pessoas por trás das fotos quadradinhas que falavam. Como dizem por aí, o último que sair apaga a luz. Então é bom eu já ficar perto do interruptor =x.

—–

ps: desculpem pelo “pq” no título. Sim, eu também odeio isso… mas  “porque” não cabia na frase por inteiro. =]

Advertisement

Go to Smartblog Theme Options -> Ad Management to enter your ad code (300x250)

95 Responses to “Pq o Facebook NÃO é melhor que o Orkut.”

  1. Frederico Maciel de Mello
    06/03/2011 at 8:00 pm #

    O Facebook é muito melhor estruturado, os algoritmos são muito mais funcionais (aparece na sua timeline o que realmente te interessa) e é estável, não cheio de bugs (“que feio, servidor”) como o orkut. É uma rede social realmente levada a sério, o orkut é só um experimento que deu certo somente no Brasil e Índia, no qual o Google não investe o necessário para ser competitivo. A única coisa que o orkut ganha são nas comunidades, mas não vai demorar muito pra isso mudar também.

  2. Caroline
    06/03/2011 at 8:44 pm #

    Realmente, o Facebook continua o mesmo. O que mudou foi o Orkut. Com tantas atualizações do Orkut, versões novas, ao meu ver, ele ficou meio poluído. Muitos dizem que ficou complicado, mas não é isso que eu acho, a palavra certa pra mim é poluído. Muita informação. E me parece até, que o Orkut está querendo parecer cada vez mais com o Facebook. Então nada mais natural do que migrar para o original. Fora as diversas páginas na web que disponibilizam a opção ”curtir” que leva um atalho da página direto para seu perfil no Facebook. Bom, foi por isso que eu mudei ao menos ^^
    Também tem gente que prefere o facebook por não ter tanta ”gentalha” (sim, escutei isso), crianças, pessoas mal educadas e tal (NÃO compartilho dessa opinião ok, só escutei). E também parece não ter tantos fakes.
    É, eu também dei alguma atenção para o assunto :P

    o/

  3. 06/03/2011 at 10:50 pm #

    Realmente, se você usa comunidades para um fim que não seja pegar alguém, talvez o Orkut seja o lugar ideal.
    Mas falando pela experiência de alguém que não interagia em comunidades, por total falta de paciência de olhar os tópicos, o Facebook tem uma interatividade muito maior e mais simples.

  4. Marcio
    07/03/2011 at 12:17 pm #

    O facebook é melhor por 1 único e simples motivo: Simplicidade!

  5. 07/03/2011 at 2:41 pm #

    Pois vc tirou as palavras da minha boca. Concordo plenamente com vc. O pessoal diz q a única diferença é que o Facebook não tem comunidades, mas não percebem que isso muda tudo. As comunidades é que são o grande lance, te dão a possibilidade de debater e expor opiniões de maneira organizada. O Facebook na verdade é apenas uma grande rede de fofocas em que vc sabe cada passo de cada um.
    Em resumo é exatamente isso: “se td mundo vai pra lá, eu vou tbm”. Modismo, e como todo modismo, vem, fica e se vai…

  6. 07/03/2011 at 4:17 pm #

    Penso que trata-se de uma grande estratégia de marketing do pessoal do facebook. Muito dinheiro deve ter rolado. Já havia me feito a mesma pergunta: por que tanta notícia acerca do facebook? Até um filme produziram. Não vejo a menor graça no facebook. Prefiro o orkut.

  7. 08/03/2011 at 12:32 am #

    Concordo absolutamente. Disse o que todos querem dizer mas não tem coragem, se escondendo atrás da “simplicidade” do facebook, das recomendações de amigos etc. Se quero simplicidade, uso o twitter. Se quero ter um monte de desconhecidos relacionados, fico no twitter tb. Se quro algo que valha a pena ser discutido, entro em comunidade do orkut. Facebook é muito vazio de conteúdo, um clubinho de quem conseue photoshopar melhor uma foto, e fofocar da vida alheia. E o principal do facebook: entrear teus dados de pefil para empresas.

  8. Daniel
    08/03/2011 at 12:40 am #

    O Facebook é melhor simplesmente por estar presente em muito mais lugares do que o Orkut jamais esteve, interneticamente falando… Está em lojas, portais de notícia, etc… Com isso, as pessoas tendem a interagir muito mais e…zzz…zzz… Cansei.

  9. 08/03/2011 at 2:04 am #

    A briga é grande apesar do facebook esta entrando na febre Nrasileira agora o resto do mundo é o facebook q domina.

  10. 08/03/2011 at 8:22 pm #

    O maior problema do orkut foi ele querer SER igual ao Facebook, e não melhorar o que ele era. Eu ainda tenho Orkut, mas fico muito mais tempo no facebook, não abro mão de nenhum dos 2, cada um tem seu lado bom e ruim!

  11. 09/03/2011 at 9:44 am #

    A questão é que o foco do Facebook é interagir com quem você já conhece. As comunidades e fóruns do orkut servem pra conhecer novas pessoas.

  12. 10/03/2011 at 9:26 am #

    O facebook é mais limpo, mais direto ao ponto, e não tem aquelas mensagens automaticas do inferno. O orkut agora tenta ser um facebook a cada atualização. Mantenho o meu orkut la, pro pessoal que ainda não tem facebook, mas hoje o facebook é melhor e mais pratico

  13. 10/03/2011 at 7:05 pm #

    facebook é coisa de paulista

  14. Geek
    11/03/2011 at 1:46 am #

    Uso o facebook por total preguiça, pois o ele traz as novidades à você e por isso não precisa ficar “fuçando” no perfil de outras pessoas (eu sei que o orkut atualizou [copiou] visando esse conceito) e sem falar que não há tantos fakes como no orkut e tb quem manja no inglês ou qualquer outra língua pode se socializar com pessoas do mundo todo não só de um país. E se vc curte comunidades mas não tem paciência de olha-las o facebook manda pra vc tb as atualizações de suas paginas publicas que são como comus.

  15. 12/03/2011 at 11:57 am #

    isso é verdade, orkut nasceu , se popularizou.. aí começa virar modinha, e fica chato
    na minha classe, so uns 4 tinham facebook (eu e mais 3, e entravamos todo dia), aí uma prof crio, disse q tem um joguinho legal (cityville), aí todo mundo começou a criar, e fico chato pra gente, já q viro modinha -.-

  16. MILLER
    12/03/2011 at 5:48 pm #

    QUE DISCUSSÃO INUTIL!!
    SE UM É MELHOR QUE OUTRO É UMA ESCOLHA PESSOAL.
    ESCOLHA O SEU E SEJA FELIZ!!
    VLW!!

  17. Nane
    12/03/2011 at 6:44 pm #

    Onde você viu “discussão”? Não vejo discussão alguma aqui, no sentido de briga. Só troca de idéias. Os leitores me mostraram alguns enfoques que eu não tinha sobre o tema então pra mim teve alguma utilidade, e creio que para alguns deles também. Lamento se você não enxergou utilidade alguma nas só posso recomendar que busque o que seja útil pra você e contribua. E deixa quem gostar deste tema falar dele.

  18. Odyo
    13/03/2011 at 12:10 am #

    Concordo plenamente com o que foi escrito. E isso acontece sempre… um exemplo clássico foi a migração dos usuários do ICQ para o msn. Na época do ICQ ele era melhor, mais rápido, podiamos enviar mensagens off line, troca de arquivos, voz, etc etc etc … isso tudo apareceu no MSN muito mais tarde. Por que migraram ? acho que o msn tinha emoticons …

    enfim … na minha opinião brasileiro, no âmbito virtual, é meio maria vai com as outras. Gosta do que está na moda e não do que é melhor.

  19. 14/03/2011 at 7:24 am #

    Primeiro, qualquer coisa que se escreva, de alguma certa forma interessa à alguém, nem que seja a você mesmo! (: É sempre assim, nunca será inútil.
    Quanto a tal ‘discussão’, de fato, pode ser uma questão de modinha (mais uma), porém, não sei se já foi citado, mas um dos motivos das pessoas largarem uma determinada rede social e partirem, instantaneamente, para outra, é o fato da praticidade depois de saber usar o Facebook.
    Nele, se pode convidar diversas pessoas para um determinado evento, sem ser considerado spam; pode simplesmente colocar algum aplicativo, envolvendo outros sites, seja blogs ou outras redes sociais, facilitando a divulgação de algo, tanto no sentido pessoal como demonstrar uma nova arte; compartilhar notícias, vídeos e até mesmo pedir ajuda à algo, sem poluir a página de todo mundo ou ter que ficar apagando se não for de seu interesse, a tal poluição que o orkut adquiriu em suas diversas modificações que nunca foram tão grandes; o fato de curtir facilita as pessoas a não precisarem se expressar na foto, apenas comparecer e levemente ser notada ali. Enfim, são N facilidades diferentes e práticas, sem contar na facilidade, agilidade e rapidez que o Facebook oferece aos seus membros, que portanto, acaba atraindo um maior número de pessoas. Como mudar isso? Simples, depois de tantos anos, basta o Orkut fazer algo diferente, que atrai o público no geral, e corrigir pequenos problemas.

  20. 14/03/2011 at 5:59 pm #

    Poxa Nane, concordo com vc… o Orkut é ainda melhor que o Facebook, apesar de achar que é a mesma coisa de comparar Banana com Pepino… O Orkut é uma rede social, mas é focado em Forums, mas a maioria dos manés usa as comunidades para se descrever…

    O facebook é bom pra uma ou outra coisa, mas nunca será substituto para o Orkut.

  21. 14/03/2011 at 10:19 pm #

    O que realmente encheu meu saco no orkut, são os scraps com propagandas que recebo. Antigamente o legal, era ficar atualizando a página para ver se alguém tinha falado. Nos últimos tempos tenho recebido de 100 scraps, 99 são propagandas de festas e coisas inúteis. Outro fato de ter migrado para o facebook, é a facilidade de sincronismo com os dispositivos móveis e com contas diversas da web.

  22. Roxynando
    15/03/2011 at 11:17 am #

    Não vou apontar que um melhor e outro pior. Prefiro apontar o Facebook como uma ferramenta de comunicação mais funcional, intuitiva e segura.
    O Orkut conseguiu o que parecia impossível: cansar as pessoas com suas novidades ultrapassadas. Poxa, eu particularmente não aguentava mais TODO SANTO DIA ao logar, ver aquele tanto de perfil FAKE sendo sugerido pelo Orkut para que eu adicionasse.
    Não estou ali procurando ter milhares de amigos. Ali estava apenas para manter contato com as pessoas que conheço. Não sou do tipo que se gaba de ter 1.000 contatos ou 3 perfis lotados. Até porque acho isso ridículo e desnecessário.

    Mas enfim, o Facebook neste ponto leva muito mais vantagem, pois até lhe sugere amigos, mas somente amigos-de-amigos seus já adicionados. E ainda, o melhor… uma vez que você marca como não interesse no mesmo: não retorna. Diferente do Orkut que se você logar 15x, por 15x terá de negar aquelas sugestões.

    O Orkut chegou ao fim de sua era. Normal.
    O mesmo aconteceu com o Napster que revolucionou a circulação de MP3′s no mundo.
    Se até a gente chega ao fim um dia: por que com o Orkut seria diferente?
    Este é o ciclo da vida…. até mesmo na Internet ele funciona.

  23. Jean Pacher
    15/03/2011 at 1:51 pm #

    Vou comentar sobre o porque eu mudei para o Facebook.
    No ano passado, em julho, fiz uma viagem de carro para a Argentina e o Chile. E lá, conheci muitas pessoas. No entanto, quando pedia seus msn`s ou orkus, nenhuma delas tinha nada disso. Apenas o tal do Facebook. Isso me “obrigou” a criar um facebook. Pois percebi que somente nós (brasileiros) utilizamos o orkut.
    Notei muitas coisas interessante. A principal é a já comentada aqui: Praticidade.
    O orkut hoje está muito poluido. Acredito que a pior atualização do orkut foi poder mandar msgs para todos os seus contatos. Isso encheu minha página de spam.
    No começo desse ano comprei um Iphone. O que fez eu ver como o facebook é mais profissional do que o orkut.
    Existe diversos aplicativos para mobile onde você consegue sincronizar seu facebook com seus contatos do celular, com seu skype, com blogs e assim por diante.
    A minha opniao é de que o Facebook é algo profissional, onde você tem por objetivo manter os contatos com pessoas que conhece, divulgar e receber informações, e outros.
    O orkut é mais uma brincadeira. Nao que nao tenham informações serias lá. Sim, existem, e muitas. Tem comunidades com um objetivo realmente interessante. No entanto, a maior parte nao é assim. Existem muitos fakes no orkut.

    Mas é como o Fenero falou. O orkut tem um objetivo, o facebook tem outro, o twitter tem outro. É dificil comparar.

  24. Mister Paul
    16/03/2011 at 11:31 pm #

    Orkut ficou muito popularesco, se é que me entende… as Casas Bahia da Internet.

  25. Lilla
    20/03/2011 at 12:29 am #

    Resumindo galera: Tenho orkut e tenho facebook e constatei que o tal orkut ainda é o melhor he,he,he . Aceitem isso ou não, ainda é o melhor!

  26. Anonimo
    20/03/2011 at 1:25 am #

    Boa noite a todos,

    Uma revista de informatica, de circulação nacional, estampou em fevereiro na sua capa, nada mais nada menos que o Facebook, como a rede social que mais cresce em todo o Brasil e principalmente, já é primeiro muitos pais.
    Já tive orkut, hoje não tenho mais, e não tenho o mínimo interesse em fazer. Segundo a Revista até o inicio do ano que vem, o Facebook provavelmente vai ser a maior Rede Social do Brasil, ele so não tornou o primeiro, porque não e tão simples de mexer qto o Orkut. Mas que ele é melhor isso sem sombra de duvida, ainda mais qdo se fala de compatibilidade, integração, inovação, segurança, liberdade ou privacidade, entre outros diferenças, está fazendo do Facebook a rede social mais influente e mas crescente dentro do ecossistema chamado internet.
    Me desculpe os Orkuteiros de plantão mais já foi!!!
    E só para lembrar que filme levou esse ano 3 Oscar!?

  27. pedro
    20/03/2011 at 5:04 pm #

    gostei do seu post… e concordo plenamente… o facebook ficou famoso depois do filme… eu nao tenho facebook.. talvez nunca tenha… to soh no orkut mesmo ;D

  28. TNT
    23/03/2011 at 10:39 am #

    Orkut, Facebook, tudo lixo, saiam da frente dos pcs e vão viver a vida!

  29. 23/03/2011 at 3:24 pm #

    Adorei o post. Também prefiro o orkut, até fiz um facebook pra tentar vê qual o grande atrativo, mas sinceramente não encontri nenhum.

  30. Leslie
    24/03/2011 at 1:46 pm #

    No final das contas acaba tudo sendo uma merda só! Por isso que eu não tenho nenhum dos dois!

  31. 25/03/2011 at 8:22 pm #

    Facebook = É mais simples e com um visual mais leve, tem a vantagem de você ter automaticamente TODOS os contatos no bate-papo e também é mais ”comercial” já que é mt mais fácil fazer uma promoção vingar no facebook do que no orkut
    Orkut = Você tem uma liberdade maior pra conhecer as pessoas e debater sobre algo já que possui as comunidades..mas o ”novo orkut” acabou deixando mais ”sujo” sem falar dos inúmeros fakes que existem lá

    o Okut poderia se basear em coisas do Facebook e vice-versa

  32. Luis Felipe
    26/03/2011 at 2:08 am #

    Sao duas coisas distintas, que depois se tornaram concorrentes. O orkut foi genial mesmo, a ideia de foruns onde pode-se discutir qq coisa é otima. Mas em menos de 1 mes o brasileiro ja tinha avacalhado com o proposito do orkut criando comunidades que servem apenas como adesivo, desde “so mais cinco minutinhos” a “eu vejo meu coco antes da descarga”.. isso acabou em partes com o orkut, mas criou um novo tipo de diversao. Quando começou o orkut tb atingia pessoas acima de 20 anos em media, hoje qq pia de 14 anos quer ter orkut, isso para nao falar na questao social mesmo como foi bem explicitado aqui. Hoje em dia no orkut sao poucas as comunidades onde realmente ha debates, mesmo que nos moldes antigos, principalmente em comunidades recheadas de pirralhos, posta-se de tudo, menos o que é do proposito do forum. é uma soma de coisas, que acabou afastando as pessoas, os interesses e etc e tal.

    Realmente a vantagem é que o orkut tem essa coisa de entrar em comunidades e la acabar conhecendo as pessoas, coisa que no facebook tb da mas é muito mais limitado

    Porem o facebook tem um proposito mais diferenciado, alem de mais clean, e promove a interatividade maior entre os seus contatos, o que foi copiado pelo orkut que nao conseguiu o mesmo sucesso, mas obteve um resultado significativo. o orkut na verdade copiou tudo que pode do facebook.

    talvez a vantagem do facebook é seja a praticidade e a limpeza do ambiente. entao quem nao gosta de ficar entrando em comunidade por entrar, quem nao gosta de ficar fazendo varias amizades, e quem quer ficar na rede que tem mais conhecidos seus usando, entao vai para o facebook facil, mas na pratica realmente o facebook nao é muuuuuito melhor que o orkut coisa nenhuma

    na questao de segurança, realmente da um banho do orkut no começo, mas com mais gente usando, nao sei ate que ponto isso vai. nesse quesito o orkut melhorou muito.

    mas o facebook tb tem algumas falhas, alem de pouco ergonomico em alguns pontos, mas isso tb é inevitavel

    eu ainda uso os dois, mas estou gostando de usar mais o facebook

  33. Douglas
    28/03/2011 at 1:16 pm #

    Além de todas os motivos dados, ainda posso dizer q scrap do orkut virou o tipo mais chato de marketing existente, pior q telemarketing.

  34. 28/03/2011 at 10:35 pm #

    Impressionante como alguém teve a coragem de dizer a verdade em um lugar que terá alguma afetação… eu migrei do orkut para o facebook exatamente por isso, porque banalizou, virou um clube de todos e isso, me desculpem – acredito ser do ser humano, me desagrada… além do fato do orkut ter ficado pobre em inovações e a interatividade (entre amigos, porque entre desconhecidos a interatividade do orkut via comunidades é maior) do facebook me parecer mais eficiente, troquei um pelo outro porque realmente o orkut pelas razões que você elencou… parabéns pelo texto.

  35. Thiago Queiroz
    30/03/2011 at 1:07 pm #

    Porque o Facebook ta construindo uma imagem de rede social “profissional” enquanto o Orkut é mais para passar tempo e se divertir. O MKT que o Facebook ta fazendo está contribuindo para essa migração, pessoal quer o que é novo e é o Facebook que ta entrando no mercado.
    Assim como o Twitter o Facebook sendo utilizados por empresas e essas não fazendo restrição do acesso ao mesmo, tb faz com que muitos utilizem pois assim mesmo no trabalho da para ficar ligado no que esta acontecendo.

    Eu sou usuario de orkut e mas tenho minha conta no facebook e ela é bem mais focada como ferramenta profissional que meu orkut.

  36. 31/03/2011 at 12:25 am #

    O Erro do orkut foi não ser um código aberto, isso impossibilitou que a própria comunidade ajuda-se eles a crescerem. Enquanto no twitter e facebook podemos criar aplicativos(como tweetdeck, realizar sorteio).

    Os aplicativos é o que atrai os usuários.

  37. 01/04/2011 at 9:35 pm #

    Até que enfim alguém concordou comigo!
    Sem falar que o orkut (versão antiga ao menos) tem a interface intuitiva, é simples de se usar. O facebook é complexo e idiota. =P Mas parece que isso atrai as pessoas, elas atualmente adoram aqueles touch em celulares e computadores que não é nem um pouco prático!
    Vá entender.

  38. 04/04/2011 at 4:17 pm #

    Prefiro o orlut pelos foruns, quando não acho nas pesquisas do google o que eu preciso, vou nas comunidades do orkut e lá encontro o que preciso. Não uso para cuidar da vida dos outros.

  39. 04/04/2011 at 6:12 pm #

    A diferença consiste na mídia da coisa toda! Orkut está saindo de moda;
    E eu como um fanfarrão sempre vou preferir o Orkut… sequer tenho conta no outro, e cada vez que escuto “você ainda usa Orkut?”. Dureza viu!
    Mas o facebook está conseguindo ter mais mercado… e as pessoas ficam discutindo qual é melhor, hehehe meu filho você ta dando grana pros caras e ainda fica denegrindo o orkut ( que eu tambem dou grana pros caras) usa o que vc quiser e fica na sua !! hahaha

  40. Nane
    05/04/2011 at 10:45 pm #

    Fanfarrão! euheuheuheuhe

  41. 06/04/2011 at 9:49 pm #

    Pra mim o Orkut foi, é, e sempre (talvez) vai ser o melhor. O Orkut sempre estará no meu corassaum *-*

  42. OrkuteiraII
    07/04/2011 at 10:08 am #

    Pra mim o orkut eh mto melhor, ja fiz facebook, twitter (estou comento, estou cagando, meu dia foi um saco) e eh tudo uma bosta…deletei todas as redes q eu tinha a um bom tempo e soh agora fiz um orkut de novo pq eh bom p ter algm perfil na internet… podem dizer q eh d pobre ou q sou atrasada mas eh igual a todos ou melhor (minha opinião).
    foltem a falar bem do Orkut ! *—*

  43. Hhh
    07/04/2011 at 5:20 pm #

    Bom, eu acabei me afastando do orkut pq ele é bloqueado em muitos lugares,(tipo onde eu trabalho, ou em computadores da biblioteca da facul) e facebook não. Acesso onde eu quiser.
    e tambem por nao ter saco de ficar discutindo em comunidades. só as tinha para as pessoas meio q saberem sobre oq eu penso sobre algumas coisas. para me conhecerem mais ou menos antes de tentar virar meu amigo. sou do tipo q tem comunidades “eu odeio o restart” pra nao vir nenhum colorido querendo virar amigo meu rsrsr chuta q é macumba

  44. Claus
    09/04/2011 at 12:14 pm #

    Vários motivos me fizeram largar do Orkut. Destre eles, e acho que o principal, foi a banalização que aquilo virou. Infelizmente o povo brasileiro gosta do vulgar, gosta de se intrometer na vida dos outros, mesmo que isso signifique se passar por outra pessoa em uma rede social para descobrir segredos dos outros e sair espalhando pra quem estiver na sua frente, não importando se conhece ou não. O orkut infelizmente perdeu aquela seriedade de querer aproximar mais as pessoas para trocas de idéias e informações. Parece até uma disputa pra ver quem é melhor do que quem, ou quem é mais do que o outro. Tudo isso, por culpa dos usuários. Claro que o Facebook tem seus defeitos, como muitas mensagenzinhas idiotas de jogos dos amigos. Mas é simples, é só bloquear aquele aplicativo. Claro que no começo é complicado. É como um usuário de Windows migrar para Linux. Demora, mas com o tempo, pega-se o jeito da coisa. Tenho o Facebook a algum tempo já. É útil para ficar em contato com pessoas que estão longe, compartilhar coisas com várias pessoas ao mesmo tempo. Além do que, muitas páginas da internet, tem o botãozinho de “curtir” para que se possa compartilhar aquela informação/notícia com os seus contatos. Espero que aquela “banalização” nao chegue tõa cedo ao Facebook.

  45. 11/04/2011 at 10:29 pm #

    só tenho uma coisa a dizer:

    “o orkut é a favela da internet”

    ponto final

  46. 12/04/2011 at 8:33 am #

    grande texto, tive o mesmo sentimento na decadência do ICQ, todos migravam para o MSN, eu não via graça nenhuma, os sons do ICQ, aquela florzinha azul, a possibilidade de procurar pessoas por cidade, que depois vc acabava conhecendo pessoalmente (morava em cidade pequena)…
    Foi triste, mas no fim num tinha mais ninguém na minha lista… tive que ceder..
    foi triste…

  47. 12/04/2011 at 9:21 am #

    Orkut vai deixar de ser rede social e vai virar um Fórum, uso o Orkut ainda só por causa das comunidades… mais também não vejo utilidade no Facebook

  48. 12/04/2011 at 5:41 pm #

    Prefiro a simplicidade do Orkut ao luxo do Facebook!

  49. Nath
    12/04/2011 at 7:29 pm #

    A unica coisa que me irrita demais é que o povo não se decide entre o Orkut ou o Facebook e aí eu tenho que ficar entrando nos dois para ver onde que mandaram o recado dessa vez, se eles escolhessem um só era mais fácil.
    Sou indiferente porque uso os dois apenas para manter contato com meus amigos, não jogo, não entro em comunidades, não procuro informações para naada.
    Então só tenho os dois porque certos amigos não tem Orkut e vice-versa. Mas o Orkut sempre será lindo e nostálgico ahushausha <3

  50. 13/04/2011 at 9:33 am #

    Eu possuo os dois e não quero me desfazer de nenhum, pois ambos têm as suas funções. O Orkut é uma rede social mais intimista e como foi dito no post possue uma série de recursos bem bacanas, porém virou a favela virtual (Exemplo: De cada 10 posts que recebo, 8 são spams), e ao tentar imitar o Facebook, o Orkut está perdendo a sua originalidade.
    O Facebook é intediante para quem não o conhece, pois você pode participar de eventos, jogar os milhares de jogos exclusivos, utilizar os aplicativos, e outra mais que uma rede social, o Facebook está se tornando um ambiente virtual, chegando a cada dia que passa mais próximo do cotidiano das pessoas, além de ser uma rede global (ao contrário do Orkut que só fez sucesso aqui e na Índia). Não se pode menosprezar uma rede social com mais de 500 milhões de usuários!

  51. Luis Felipe
    13/04/2011 at 11:10 am #

    A coisa que mais me irrita no orkut é a falta de originalidade. todas as melhorias do orkut sao copiadas do facebook, e isso é um fato!

    se uso para pesquisar coisas em foruns, acho em qq lugar menos no orkut, entao para isso nao serve muito

    so uma ou outra comunidade tem alguma interatividade decente nos foruns, com debates mesmo

    e se for para conhecer pessoas, os chats estao ae ate hoje, alias uma coisa que orkut ainda burramente nao copiou, talvez pq se fizer isso é o fim dos foruns definitivamente

    esse papinho de que o orkut é mais facil e interativo é conversa pra boi dormir. coisa de gente que tem preguiça de ler e dar mais de dois cliques.

    e dizer que o facebook é luxo, kkkk morri de rir com essa asneira..

    pra mim é quase tudo a mesma coisa. tem o mesmo proposito. mas o facebook é uma ferramenta mais robusta, sem contar que esta presente em grandes portais podendo o usuario mostrar do que gosta para seus colegas, o que é muito mais util que as comunidades do orkut que pouca gente ve.

    se for por todos os pontos, o facebook é melhor

    mas o orkut ainda tem suas utilidades, principalmente para usuarios que querem falar de futebol, nao tem lugar melhor

    e para mim talvez seja uma das poucas coisas que ainda seguram o orkut, futebol, politica, esportes esse tipo de forum ainda esta de certa forma ativo

    dizem que o orkut nao ira durar muito, mas talvez essas coisas ainda sustentem a aplicacao, e nao tem como prever ate onde ira durar, ate pq nem com os blogs isso mudou muito

    so brasileiro usa orkut praticamente, isso ja é um mal sinal para a aplicacao, o google ate transferiu a gestao do orkut para o brasil. resta saber ate quando sera rentavel para a google

  52. 13/04/2011 at 4:36 pm #

    Adorei o post. (:

  53. jess elisa
    14/04/2011 at 9:57 pm #

    na minha opinião os dois estão decaindo, comecei a usar e gostar do facebook e uma outra rede chamada tagged(que eu era totalmente viciada e nem uso mais) muito antes dele se tornar uma rede popular, era simples, tinha jogos interessantes, chats, testes idiotas, enfim, uma imensa quantidade de aplicações novas em uma interface simples e dinamica, mas depois d algumas atualizações que ocorreram no mesmo periodo que começou a migração o nivel baixou um pouco. agora você ver um copiando o outro, porque o publico é o mesmo. é ai que eles pecam, as redes sociais estao cada vez mais pobres de originalidade. agora não tem mais isso de qual é melhor porque pra mim os dois estao ficando iguais!

  54. 15/04/2011 at 12:26 pm #

    Orkut, Facebook, tudo lixo, saiam da frente dos pcs e vão viver a vida!

  55. italo
    18/04/2011 at 3:17 pm #

    Bem…. tenho conta no Facebook só para poder conversar com certos professores da faculdade, fora isso, mais nada, uso mais o orkut mesmo pelo fato de todo santo dia logar meu Gmail, então acaba sendo muito mais fácil…

    sem contar que o facebook não me oferece um tema com aliens do Space invaders… prefiro orkut!

  56. 22/04/2011 at 11:26 pm #

    Eu adoro meu Orkut… Sim, gosto dele, mas isso não significa que ele não tenha suas falhas.
    Uso o face só por causa de alguns contatos que tenho lá. Não vejo nada de superior nele. A popularidade e as comunidades do Orkut fazem com que você interaja com uma pluralidade de idéias muito maior. E sim, eu sou adepta da idéia de que até com besteirol dá pra aprender… O que seria de Jesus Crítico, sem os fariseus para cutucar? XD
    No Orkut, por intermédio das comunidades, eu posso escolher o tema sobre o qual quero debater e o mais legal de tudo é que eu nem sei quem são as pessoas que se disporão a construir o debate… Não abro mão da visitinha na ‘’Debates burros e sem teorias’’… Lá você fala desde Homer Simpson a William Shakespeare… XD
    Eu adoro trocar idéias. Para quem usa o Orkut só como uma ferramenta para saber da vida dos outros, ou pra vigiar namorados… O face é a escolha ideal.
    O Orkut pode estar poluído visualmente, ter muitos fakes , ser popular e blá. Não abro mão de uma coisa só por que alguns não sabem usá-la.

  57. 26/04/2011 at 10:32 pm #

    Bom… eu pelo menos migrei para o facebook porque não aguentava mais a Maldita Inclusão Digital (nome designado a pessoas que não sabem usar a internet ou em termos), e nisso estou reparando que boa parte desse grupo também migrou, e também está no twitter. E como sou TI não aguento mais pessoas me mandando recados dizendo para ajudar por que não sabiam isso, não sabiam aquilo… me perguntaram até para que eu hackeasse o orkut de ex-namorados.
    Bom, este é meu motivo para a migração, mas acho que terá que criar uma rede social aonde quem entende sabe entrar.
    É minha opinião.

  58. 18/05/2011 at 11:37 am #

    Eu ia falar as vantagens do Facebook, mas parece que já tem comentário o suficiente que o fez.

    O fato é que eu já apaguei o Orkut várias e várias vezes quando não usava o Facebook. Já o Facebook, eu nunca apaguei ele sem ter um novo já criado.

    A unica coisa que eu acho mais legal no Orkut, é que nas comunidades do Orkut, é mais fácil encontrar o que se procura. Coisa que tem no Facebook (grupos), mas é difícil encontrar o que você quer.
    E também, que a maioria das pessoas está no Orkut, a maioria dos meus contatos do Orkut ainda não tem conta no Facebook. Isso se torna mais um motivo para eu ainda ter Orkut.

    Esses são os motivos pelo qual eu ainda tenho Orkut.

  59. 12/06/2011 at 11:06 pm #

    Falou tudo. O facebook não tem de mais, tem de menos. As comunidades orkutianas, com seus fóruns, são o grande diferencial entre as duas redes.

    Mas, no final das contas, nenhuma das duas terá vida longa e abastada. A vida poderá até ser mais longa do que o previsto; a carreira poderá ser abastada. Mas juntar as duas projeções será muito difícil. A tendência é a estagnação (ainda cresce por conta da migração brasileira e indiana) e posterior queda. Normal. As pessoas se expõem, fuçam a vida das outras, até o momento em que começam a se sentir incomodadas por estarem sendo fuçadas. Ou seja: querem fuçar, mas não querem ser fuçadas. Mas como isso não é possível, começam a recuar. Vão deixando de acessar, de atualizar os perfis, de trocar idéias (coisa mais difícil de ser feita, no faceboosta)… e tudo volta a ser como dantes, no quartel de Abrantes. Normal, normalíssimo… ;)

  60. Kizinha
    30/06/2011 at 10:49 am #

    a outra escreve corassaum

    OBVIO q o lugar dela e no orkut,

  61. Fabricia
    11/08/2011 at 7:45 pm #

    Orkut já estava uma baixaria, perfis pornográficos, discussões nas comunidades, ofensas e preconceitos, bugs, mensagens inoportunas. Sem comentar no receio de ter sua conta hackeada. Não acho ele seguro de modo algum. É muita invasão. Tenho o Facebook há anos, muito antes dessa febre de migração e não me arrependo de ter mudado. Tenho amigos por toda parte do mundo, pessoas educadas, que ao contrário que você postou não ficam fazendo fofoca. Isso é coisa de gente sem cultura. Por isso mil vezes FACEBOOK.

  62. Fernando
    11/08/2011 at 8:33 pm #

    O que realmente odeio no facebook e o bloqueio que eles fazem quando tentamos adicionar pessoas que eles acreditam nao serem do nosso relacionamento. Penso que os criadores dessa PORCARIA desconheçam o significado de sociedade. So podemos adicionar amigos e se tentamos fazer novos amigos somos punidos pelos administradores . Sao ridiculos!

  63. cleuton neivaa
    04/11/2011 at 12:17 am #

    Que post maravilhoso, mt gente cabeça, que escreve legal, sem xingação como vejo na net, pessoas maduras, opinando e respeitando opiniões, hj eu estava pensando: mas que merda que todos meus amigos estão indo pro facebook e eu morrendo de preguiça de ter que postar fotos em dois locais, pois a minha família usa mt orkut, e tem mt dificuldade em aprender a usar novas ferramentas, então tenho facebook mas quase nunca usei, na verdade nem sei direito o que ele tem, e olha qeu trabalho com tecnologia. Agora pra quem diz que o orkut copia td, pode ser, mas quem primeiro criou a idéia de rede social foi o orkut, ai depois criar uma nova rede, é facil, vc vê o que é errado, e cria algo novo corrigindo as falhas, e melhorando o que as pessoas não gostam. Inovação mesmo é com a Apple.
    Mas agora com o post fiquei curioso, vou fuças mais no face de hj e diante, mas meu velho orkut tem que ficar no ar, tem mt foto la pra familiares que moram fora.
    Uma coisa concordo, aqueles scraps com msg prontas, que vão pra todos, eu detesto, é iguall corrente em email.

    Abraço a Todos

  64. marcio
    09/11/2011 at 9:58 pm #

    ai concordo com vc tem facebook entro e nao vejo graça nenhuma so mais mil vezes meu velho orkut, onde falo com meus amigos,colegas e ate os fakes legais e acho que o facebook e que nem,brinquedo,roupa nova no inicio e aquela euforia mas logo vao ver que quem e rei nunca perde a magestade,abraço

  65. Anonimo
    15/12/2011 at 4:18 pm #

    prefiro o orkut, o facebook é péssimo o orkut tem muito mais vida

  66. DENY
    23/12/2011 at 10:41 am #

    NAO ACHA GRAÇA NO FACEBOOK
    ORKUT ANTIGO ERA BEM MELHOR DO QUE AGORA
    ACHOQ UE A MIDIA FAVORECEU BASTANTE O FACEBBOK

    E EM BREVE VAI CHEGAR UMA REDE QUE VAI REVOLUCIONAR O MUNDO
    VAI SUPERAR O ORKUT E O FACEBOOK
    ESPERAM PARA VER

  67. Mike Diniz
    15/01/2012 at 3:05 pm #

    Falou tudo! simplesmente tudo! tem uns engraçadinhos q nao notaram mais no facebook a linha do tempo é como se fosse o perfil do orkut..sendo q ainda sim o orkut ganha pois mostra com detalhes nossos dados e no face nao mostra nada alem de “favoritos” ” lista” e aplicativos” aff’s faceboon nao divia nem ser comparado com orkut! orkut é e sempre será melhor que facebook…a cada 1 atualizaçao do orkut equivale a 2 do facebook…dificuldade no orkut. nao existe..facebook´irrita com tanta frescura de ter que enviar fotos….sendo q orkut é só copiar e colar ¬¬” SIMPLES!! aff’s facebook 0 x 10 orkut [ Lamento ¬¬" ]

  68. 18/01/2012 at 8:38 pm #

    Anotem ae, Google + vai ser o Facebook do futuro… ^^

  69. mayque
    26/01/2012 at 1:52 pm #

    entrei no face e não vi a menor graça.

    prefiro o orkut, especialmente pelas comunidades.

    sem comparação.

  70. Renan
    17/02/2012 at 10:16 pm #

    Disse tudo. até exclui minha conta do facebook. Gosto de coisas muito simples. Usava o orkut pra mandar recados e acessar os foruns das comunidades, basicamente…

  71. sarah olliveira
    01/03/2012 at 9:57 am #

    ainda não ví engraçado facebook !oq lá tem q o orkut não tem? pra começar:o orkut tem vários temas q o facebook nunca chegará a ter.o orkut pode colocar gifs pra os amigos vêem.e o facebook?noossa q diferença heim ! cadê os aplicatovos do facebook? Ninguem sabe! pra q serve uma rede social se não pode conversar com gente diferente pelos bate-papos? Mais afinal … O facebook nunca,nunca chegará aos pés do orkut…eu já tentei gostar do facebook,mais não consigo,é melhor eu desistir…e para essas pessoas q gostam de facebook!vou dizer uma coisa:vcs se fazem,dizendo q o facebook é bom,mais ele nunca chegará aos pes do orkut!…
    bjs:Sarah Olliveira?

  72. Ana Margarida
    28/03/2012 at 12:42 pm #

    Concordo totalmente. O facebook esta muito confuso.
    Agora estou a usar uma plataforma nova de partilha de informação
    http://www.capspeople.com.

    Muito bacana!

  73. 04/04/2012 at 3:25 pm #

    qualquer hum pode analisar que face e bem mais ruim que orkut !!
    1 privacidade
    2 aquilo mais parece site de humor
    3 amigos aff la não tem
    4 so da pra posta aquivos simples gifs não pega
    5 Facebook copio orkut

  74. 23/04/2012 at 8:55 am #

    prefiro o orkut

  75. Sérgio de Souza
    07/05/2012 at 11:20 am #

    O Orkut é bem melhor em função das Comunidades, que agregam pessoas com afinidades em? relação a determinado assunto. As cores do Orkut fogem do branco do Facebook, que só agride a visão de quem lê. Recentemente o Orkut tem pecado por tentar imitar o Facebook, sobretudo na área de Scraps. O Facebook é confuso, serve mais para aqueles que querem “estar na internet”, sem buscar informações nem interagir com ninguém.

  76. 25/06/2012 at 9:51 pm #

    concordo com vc e ñ sei pq estou falando aqui ja q axo que nimguem vai mim ouvir mas ñ vejo nada no facebook!!!O graaaande!!! facebook ñ tem nada que o orkut ñ tenha!!! é incrivel,o que faz do facebook grande é as pessoas que pra ele vão,vou explicar:do nada muitas pessoas (amigas minha)começaram a migrar para o facebook!! quando eu entrava no orkut pouquissimas pessoas que eu conheço estavam lá!! deste modo com muita relutancia tivi que mim tornar um descontente ultilizador do facebook!!!mas doque inssatisfei fico ao ver q com tantas novidades, o antigo publico do orkut (agora publico do facebook)ñ volta para o q eu chamaria de suas verdadeiras casas!!!quero saber oq o facebook tem que o orkut hoje ñ tem?por favor mim repondam pois se pensarem um pouco so um pouquinho irão ver

  77. 03/07/2012 at 11:32 am #

    Acho besteira isso,eu uso tanto o face como orkut e os dois tem seus defeitos uma prova que o orkut não morreu é a comunidade que eu to tem mas de 91.000 menbros e cada dia vem chegando mais gente,o que eu acho é que não houve assim uma morte do orkut só dimuiu o numero de gente,e minha irmã é prova de que ela curtiu no face ORKUT JA ERA.Pra min é besteira uso os dois porque os dois são rede social e os DOIS SAÕ UTIL.

  78. Juli
    07/07/2012 at 5:01 pm #

    Concordoooooo..acabei de excluir o meu na quinta posis não suportava maisss..continuo no meu orkutzinho, simplesinho, onde posso ver minhas receitas, decorações..e não preciso ver tanta indireta..tanta gente querendo ser melhor que o outro..

  79. Ana
    07/07/2012 at 5:02 pm #

    o DIogo..tem é muita merda lá isso simm

  80. will
    08/07/2012 at 2:31 pm #

    Finalmente encontrei uma pessoa q pensa igual a mim respeito do face e do orkut. Eu tb prefiro o Orkut, Mas Migrei pra o facebook pq todos meus amigos estão la e ficar postando no orkut ninguem veria.
    Com certeza o Orkut é mais completo que o Face, o face nem aceita HTML e GIF animadas.
    Parabéns post

  81. 09/08/2012 at 9:48 am #

    Eu sou mais o orkut,a unica coisa que eu achei ruim nele foi as mudanças.O velho era bem melhor!. O orrkut não precisaria ter mudado nada,por isso eu acho que o povo migraram pro face pelo fato do site não respeitar os usuários,mas eu ainda fico nele,apesar de achar que ele vá se fechar.

  82. ederson
    12/08/2012 at 5:03 pm #

    Eu quase não uso mais o Orkut porque foi eliminado paulatinamente até ser excluído o orkut antigo que era minha preferência!

  83. ederson
    12/08/2012 at 5:04 pm #

    VOLTA ANTIGO ORKUT!!!

  84. 03/09/2012 at 3:25 pm #

    o Facebook tem tudo isso que vc falou que nao tinha, e agora tem comunidades, tbm nao tem limite de amigos

  85. Anderson Willyan Milagres
    08/09/2012 at 12:37 am #

    simplesmente acho que vc é doido(a) pq falar que orkut é melhor que facebook ??? No facebook o conteudo que vc curti ou seja que vc gosta aparece tudo organizado para vc agora no orkut ? vc participa daquela tal comunidade e tem que lembrar de todas e verificar tudo depois para poder rir um pouco ou o que queira fazer acho que não seria necessário falar o que há de bom no facebook que não há no orkut pois as migrações já demonstram isto… e não é uma “modinha” o facebook globaliza todos com os principais e preferidos assuntos…

  86. Andrei
    12/09/2012 at 12:06 am #

    A única vantagem do facebook é que é muito facil encontrar pessoas quem quer que seja, pois todo mundo tem o seu face. Do resto perde em tudo. Nunca o face será tão organizado como o ORKUT com suas comunidades, forum, enquetes.. enfim!
    ORKUT foi feito pra pessoas que gostam de debater sobre politica, economia, tecnologia, filosofia etc.
    facebook foi feito pra pessoas que gostam de fofocar, ficar sabendo da vida dos outros, compartilhar um monte de imagens idiotas e sem sentido. Por isso que tanta gente migrou pra la.
    Volta ORKUT!

  87. 25/09/2012 at 3:33 pm #

    a google se acha no direito de remover nosso orkut sem al menos saber porque ficar com o orkut se é ele q fas o q eles querem meu orkut foi removido sem eu ter feito nada pra ninguem eles se acharam no direito de tirar aff q raiva

  88. anonimo
    30/10/2012 at 11:52 pm #

    as pessoas migraram pro facebook mas porque?

    elas não tem motivo

  89. Luck Vince
    12/11/2012 at 11:59 am #

    As pessoas vão para o face book sem graça, pelo motivo de sempre, são controladas pela midia e por influencia da sociedade simples assim como sempre foi o mundo =) controlado pela midia, choveeeee coissas na midia falando de FB, celebridades etc… elas são influenciadas por varios motivos inconcientemente por mais que neguem e pronto simples assim e motivo das pessoas midiazumbis. =)
    Mais logico que o orkut tem suas cossas chatas que dão raiva, porém tem as comunidadees que da pra debater de forma oganizada sobre qualquer assunto, e não só fofocas e postagems sem graça, como é o FB.’-’

  90. eu
    27/11/2012 at 11:50 pm #

    orkut tem comunidades

    facebook não

    só os retardados do beija e passa e os marias foram p/ lá

    que fiquem lá, idiotas

    eu ja vi essa novela…icq mandou abraços

  91. geovanna grazyella xavier
    01/12/2012 at 6:19 pm #

    no meu orkut é geovannagrazyella@hotmail.com nao consigomandar recados e comunidade me ajude

  92. 26/12/2012 at 1:46 am #

    Estou no Orkut, gosto no orkut. O Facebook é um saco, suspendi miha conta b lá. Agora como sempre só o bom e velho Orkut. E esse negócio de google plus ou melohor + fala ´serio usa a tecnologia e fique com o nome orkut. Ai o google deu tire no prio pé. Pois o plus ta mais chato ainda que o face, o unica cois aé hangout.

  93. 26/12/2012 at 1:50 am #

    Estou no Orkut, gosto do Orkut. O Face book é um saco, suspendi minha conta b lá. Agora como sempre só o bom e velho Orkut. E esse negócio de Google plus, ou melhor, + fala serio usa a tecnologia nova mas não mude o nome e fique com o nome Orkut . Ai o Google deu tire no próprio pé. Pois o plus ta mais chato ainda que o face, o única coisa é hangout
    Deleta o outro pois tem erros de português.

  94. 11/02/2013 at 2:37 pm #

    Sou um dos maiores fan do orkut. em quanto existir estarei la . Acredito q o Orkut foi a escola das redes sociais. Es pessoas ate mesmo as mais leigas, de informação conseguirão aprender e até tr um certo domínio em sua execução, dado a sua amigável estrutura. Sendo assim ficou muito mais fácil mudar e aprender outro sit , ainda que seja muito mais complicado operacionalmente, e com comentário de celebridades na mídia, nem mesmo o elitizado twiter , foi pário. Embora seja democrático, o povo brasileiro, copia para vida real as fantasias das teles novelas .

Trackbacks/Pingbacks

  1. HeadPhone » Blog Archive » O que toca nos outros HeadPhones - 07/03/2011

    [...] Porque o Facebook não é melhor que o Orkut [...]

Leave a Comment