Tecnologia na bola de futebol deve começar em 2013

Muito se tem comentado sobre a aplicação de novas tecnologias também no futebol, principalmente para ajudar na decisão das decisões mais difíceis durante a partida. O juiz e seus auxiliares muitas vezes têm dificuldade para apontar de forma justa o que aconteceu de fato.

A tecnologia utilizada para determinar se a bola entrou ou não no gol é uma das que deverão ser implantadas nos campeonatos a partir de 2013.  A previsão inicial, ao menos para o Campeonato Inglês, é que cinco sistemas poderiam já ser utilizados agora em 2012, mas de acordo com a declaração dada por um membro da International Board, nove aparelhos ainda serão testados e essa condição atrasou a apresentação das novas possibilidades.

Estes testes acontecerão em estádios da Europa que, obviamente, não estarão recebendo partidas e deverão acontecer até julho de 2012. Por essa razão alguns acreditam que o lançamento da tecnologia e sua aplicação em campeonatos poderá, inclusive, ficar para 2014.

tecnologia-bolas-futebol

Ainda de acordo com a International Board, nove tecnologias já foram avaliadas e nenhuma delas apresentou resultados satisfatórios. O que preocupa a comissão que fica responsável pela aprovação ou não da tecnologia, é saber se os aparelhos são capazes de atuar em situações adversas. Se esta condição for bem sucedida é bem capaz que a tecnologia seja então aproveitada e utilizada nos mais variados campeonatos de futebol pelo mundo todo. É importante que a eficiência do aparelho alcance 90,99 ou até 100% para que esta tecnologia seja vista como um investimento sério e coerente.

Há também uma expectativa muito grande em torno desses testes, porque tanto a International Board como a FIFA desejam utilizar esta tecnologia já nos jogos da Copa do Mundo de 2014, que acontecerão aqui no Brasil. É grande a expectativa de que a tecnologia venham acabar de vez com as irregularidades que acontecem durante uma partida de futebol, mas infelizmente, ainda levará algum tempo até que, de fato, os torcedores possam contar com uma arbitragem mais justa.

Advertisement

Go to Smartblog Theme Options -> Ad Management to enter your ad code (300x250)

No comments yet.

Leave a Comment