Você é tímido?

Contam que um estudante era tão tímido, mas tão tímido, que, apesar de ter estado presente a todas as aulas durante o ano, foi reprovado por faltas. Muita gente acha que a timidez é uma virtude. Isso acontece quando se confunde timidez com modéstia ou pudor. São coisas completamente diferentes. No fundo, timidez é medo – e medo não faz bem a ninguém. Modéstia e pudor realmente são virtudes, desde que não sejam exagerados, porque, nesses casos, se confundem com hipocrisia. A timidez pode fazer uma pessoa perder as melhores oportunidades da sua vida. Algumas pessoas se tornam tímidas devido à educação excessivamente rigorosa que tiveram. Assim é que uma criança criada por pais fanáticos religiosos, desses que veem pecado em tudo, pode se tornar inibida. Nesses casos, a timidez é causada por uma mente maldosa.

dicas-acabar-timidez

O medo (que às vezes se manifesta como sentimento de culpa, autopiedade etc.) é responsável por 90% do sofrimento humano e todas as pessoas convivem com este sentimento durante toda a vida. A diferença é que cada pessoa tem uma reação particular a ele. O medo se forma a partir de experiências dolorosas no passado, podendo tais experiências terem sido reais ou imaginárias. A ânsia de não sentir de novo a mesma sensação cria uma muralha emocional que nos impede de agir ou reagir racionalmente quando aquelas experiências se reapresentam. A reação inadequada desarmoniza o sistema nervoso e desencadeia reações como suor frio, aumento do batimento cardíaco, tremores etc.

A pergunta angustiante que permanece no espírito das pessoas tímidas é: “O que os outros vão pensar de mim?” Esta preocupação é muito parecida com o medo que as pessoas têm de baratas, de lugares escuros, de fantasmas etc.

A propósito disso, contam que, certo dia, caminhavam por uma estrada um velho, um menino e um burro. O velho e o menino caminhavam a pé, puxando o burro por uma corda. Ao passarem por uma pequena aldeia, ouviram as pessoas comentarem: “Mas que estupidez desses dois! Tendo um burro pra montar, estão andando a pé!…” Ouvindo aquilo, o velho resolveu montar no burro, deixando o menino a puxar o animal. Outra aldeia e o comentário do povo foi: “Que velho sem-vergonha! Refestelado em cima do burro e deixando a pobre criança andar a pé!” Mais que depressa, o velho desceu do burro, fez o menino montar e seguiu puxando o burro. Na próxima cidadezinha, as pessoas comentaram: “Ora, vejam só, um menino jovem e saudável confortavelmente montado no burro e o pobre velho andando a pé!” Não havia outro jeito: o velho decidiu que ele e o menino montariam no burro. Mas na cidade seguinte, a gente falava: “Como é que esses dois têm coragem de maltratar um animal dessa maneira? O pobre burro mal consegue andar com tanto peso às costas!” Contam que, na próxima aldeia, o velho e o burro passaram carregando o burro nas costas.

MORAL DA HISTÓRIA: Quem deixa a timidez governar a vida e fica com medo da opinião dos outros, acaba sendo mais burro do que um burro.

Advertisement

Go to Smartblog Theme Options -> Ad Management to enter your ad code (300x250)

2 Responses to “Você é tímido?”

  1. Déborah
    11/08/2011 at 12:43 pm #

    Legal

  2. Debora Morzza
    12/08/2011 at 7:04 am #

    . Olha acho que cada um tem seu jeito, mas muitas pessoas sofrem por causa disso. Eu por exemplo já perdi muitas oportunidades por causa da timidez, mas agora em compensação vou ficar com uma tremenda raiva e não valeu apena ter perdido a chance que estava em minhas mãos. A timidez atrapalha muito, às vezes se perde ensejo por isso, tentar sempre trabalhá-la para ser o menos possível. Conheço algumas pessoas que são tímidas ao extremo, penso que elas devem sofrer muito com isso, porque deixam de aproveitar a vida e fazer o que sente vontade por causa desse bloqueio. Resumindo não é tão ruim assim ser tímido, mas é sempre bom procura uma vez por outra vencer a timidez. Um grande abs.

Leave a Comment